PUBLICIDADE

Sorriso reforça conscientização e medidas para evitar abusos contra menores

PUBLICIDADE

Mais de cem pessoas, incluindo autoridade, participaram, ontem à noite, da audiência pública que discutiu diversas formas de prevenção e combate ao abuso e à exploração de menores. Alguns casos pessoais foram apresentados pelos próprios participantes, como abusos que sofreram ou quando familiares foram vítimas, inclusive casos que não resultaram em denúncia porque o medo calou as vítimas, por anos. Também foi apresentado vídeo onde uma família fictícia vive uma situação que acontece bastante no mundo real: o abuso sexual contra crianças cometido por membros da própria família.

A presidente do Conselho da Criança e Adaolescente, Fabiane Cristina Batista, disse que o resultado do encontro reforça a recomendação que a campanha, desta semana, busca atingir: "É um problema que está do nosso lado. Se você olhar bem, quanto mais você apurar esse olhar, mais você percebe a ocorrência dessas situações", declarou.

Hoje, tem palestras informativas sobre o tema, em instituições de ensino. Para amanhã, está prevista ação de formação continuada que acontecerá no auditório de uma faculdade, e, sexta-feira, tem ato público, na Praça da Juventude, às 14h. Sábado, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o trabalho de conscientização terá continuidade com panfletagem em alguns supermercados de Sorriso.

Em 2011, o Ministério da Saúde apurou, em nível nacional, 14.625 notificações de violência doméstica, sexual, física e outras agressões sofridas por crianças com idade inferior a 10 anos, o que equivale a uma notificação a cada 36 minutos ao longo do ano.

 

A Secretária Municipal de Assistência Social, Cátia Regina Randon Rossato, reforçou a importância do papel da comunidade em denunciar, através de canais como o Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos e destaca a conscientização da sociedade: "A gente vê que em muitos casos as pessoas estão tomando coragem e fazendo as denúncias. Cabe também a nós, enquanto sociedade, ficarmos atentos ao comportamento das nossas crianças e até mesmo dos próprios familiares", disse, através da assessoria da imprensa. A prefeitura está organizando o evento.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE