sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso recebe workshop de Desenvolvimento Pessoal

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Sorriso sedia, nos próximos dias 23 e 24, o curso de desenvolvimento pessoal: “Workshop Eneagrama – um mapa do autoconhecimento”.  Eneagrama é uma ferramenta milenar que chega até aqui como um mapa claro e preciso da personalidade. A palavra Eneagrama vem da junção de dois termos, ênea (ennea-grego) que significa nove e grama, algo escrito ou desenhado. Portanto, a palavra representa uma figura de nove pontas que traz no seu desenho, os 9 tipos essenciais de personalidades presentes na natureza humana e suas inter-relações.

A figura é composta por um círculo externo, que nos dá a consciência da unidade, de que somos todos um, criados à imagem e semelhança de um transcendente; um triângulo equilátero, que representa a lei do três, tudo que é um, se divide em três, podemos observar esta lei no Cristianismo: Pai, Filho e Espírito Santo, no Taoismo: céu, terra e homem; na ciência, o Átomo, é composto por: próton, elétron e nêutron. E ainda, a hexade, representando a Lei do sete, que significa que somos seres em constante crescimento e evolução, como os sete dias da semana, o ciclo de cura do antibiótico, as fases da lua, as notas musicais, Dó, Ré Mi, Fá, Sol, Lá, Si, e Dó, em uma oitava acima…

Esta ferramenta não é nova, estima-se que ela exista há mais de quatro mil anos, do pensamento grego de Pitágoras, passando pelo judaísmo, cristianismo e islamismo.
Porém, a criação do Eneagrama de personalidades, como conhecemos hoje, que é a soma da psicologia com a espiritualidade, teve seu início no século 20.
“Na década de 1970, o psiquiatra Claudio Naranjo desenvolveu com mais detalhes as ideias de Ichazo, delineando perfis da psicodinâmica de cada tipo e descrevendo patologias relacionadas com um tipo comum. Para cada tipo ele identificou motivações, vieses cognitivos e tendências neuróticas, como narcisismo ou traços histriônicos”
Neste momento então, foi aperfeiçoada a relação entre o Eneagrama (Espiritualidade e psicologia), e os nove tipos de personalidades, nascendo o Eneagrama de personalidades, que tem como primeiro e principal objetivo ajudar você a se conhecer, se entender, ter clareza da estrutura de sua personalidade, com suas energias, suas compulsões, seus valores e também suas potencialidades, um segredo que está dentro da gente!

O Eneagrama respeita a singularidade de cada um, em busca do processo que já existe dentro do ser humano, com um olhar de compaixão para que ao mesmo tempo ocorra a mudança e libertação do processo de estagnação. Cada tipo de personalidade é determinado por estratégias mentais, por vícios emocionais, por mecanismos de defesa, motivações e crenças centrais e não por comportamentos, por atitudes ou pelo que fazemos exteriormente. Nossa personalidade nos defende e nos protege e, ao mesmo tempo, gera sofrimento.
Conhecer o Eneagrama de personalidades, é beber de uma grande fonte de sabedoria psicológica, de fácil entendimento e que deixa clara a presença da espiritualidade em todo o caminho.  Enquanto a psicologia procura responder o “Por quê”, o Eneagrama e a espiritualidade dão resposta ao “Para onde”, “Para que”. Ele nos propõe, um olhar, que, para cada tipo de personalidade, há um caminho de crescimento, integração, amadurecimento, numa relação interna, dinâmica que pressupõe um “movimento da pessoa até os outros tipos desse círculo que trazemos também em nós”.

A personalidade nasce e se forma, da gestação até os três anos, costuma-se dizer que algo ocorre nesse intervalo que e é percebido ou sentido pelo feto, bebê ou pela criança, que assimila e ali se firma na sua personalidade, incrível imaginar isso né? Com tão pouco tempo de vida, um fato, determina sua personalidade no dia-a-dia.

A nossa personalidade é a máscara que começamos usar desde a nossa infância para sermos aceitos pelos adultos, representando um papel. O Eneagrama é um sistema que nos ajuda a caracterizar as Personalidades e faz isso com muita profundidade, clareza e precisão. Simples, profundo e sim, isso nos caracteriza, é como vestir uma “máscara, que esconde o que a pessoa é de verdade, esconde a sua essência. Mostra algo diferente, que as pessoas aceitam e aprovam”. Cada traço da nossa personalidade nos trouxe e nos ajudou a sobreviver até aqui e assim vai ser até o fim dos dias, mas sempre como uma “faca de dois gumes” porque é necessário, reconhecer e honrar suas características, para depois poder “se libertar” e poder fazer caminhos seguros de volta à sua essência.

O evento será das 08:30h às 18:30h, com intervalo para almoço, no Hotel Opuka. As inscrições também são feitas pelo Whastapp 65 9 9683 89 69, com realização Alínea Desenvolvimento.

A informação é da assessoria.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Caminhoneiro que morreu em acidente em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

O corpo de Mauro Bezerra Almeida, 44 anos, será...

Jovem que morreu no hospital após acidente será sepultada hoje em Sinop

O velório de Kerollyn Thaiza Francisca Freitas, de 22...

Apostador de Mato Grosso ganha R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Várzea Grande acertou, ontem à noite,...
PUBLICIDADE