PUBLICIDADE

Sorriso: professora foi diagnosticada com meningite mas secretaria espera contraprova

PUBLICIDADE

A secretária municipal de Saúde, Ivana Mara Matos, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alzira Moraes, confirmaram que a professora de 68 anos foi diagnosticada com meningite bacteriana e está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional. Ele é servidora de uma escola municipal, no centro, e escola estadual, localizada no bairro Morada do Sol.

A coordenadora da Vigilância explicou que já foi realizado um primeiro teste confirmando que realmente é a doença, mas negativo para meningocócica, a forma mais perigosa. É aguardado o resultado da “contraprova”, que está sendo feito por um laboratório credenciado pela Secretaria de Estado de Saúde. Este segundo teste é para saber se a meningite é mesmo meningocócica. O resultado deve sair até amanhã. Alzira acredita que o resultado também dará negativo.

“A gente entende a população ficar apavorada, mas temos uma contraprova em andamento”, disse a coordenadora afirmando que a transmissão é por meio do ar, mas é necessário uma convivência prolongada com a pessoa infectada.

A secretária Ivana confirmou que a professora está na UTI recebendo todo o tratamento adequado. Ela confirmou que o caso será preocupante se realmente for confirmado como meningocócica. Caso este contraprova confirme este tipo, a secretaria de Saúde local e seus técnicos irão realizar o bloqueio na escola e estudar a aplicação de medicação para as pessoas que tiveram mais contato com a professora.

Ela afirmou que momentaneamente nenhuma medida será tomada, já que o resultado do exame deve sair amanhã. “Estamos indo com os técnicos na escola falar com os pais e demais pessoas sobre a situação e os procedimentos a serem tomados pelas pessoas que tiveram contato com ela”.

A secretária disse que este é o segundo caso de meningite registrado no município. Em fevereiro deste ano, uma criança apresentou a doença, foi tratada e atualmente está bem. Nenhuma outra pessoa pegou a doença no local onde ela estudava.

Já a secretária de Educação, Silvana Faccio, ressaltou a preocupação com o caso, mas disse que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas. Ela descartou, neste momento, a suspensão das aulas na escola municipal. A secretária disse que a professora trabalha com o reforço escolar na unidade municipal e também dá aulas na rede estadual.

Silvana explicou que a professora trabalhou normalmente até a última sexta-feira, se sentiu mal no domingo e foi internada.

“Queremos tranquilizar a população e dizer que se tiver a necessidade de medicar ou outra atitude, as secretarias vão agir. A Secretaria de Saúde irá administrar a medicação para os alunos que tiveram contato com ela. A decisão de suspender as aulas vai depender do resultado do exame e será tomada juntamente entre a Secretaria de Saúde e Educação. Não há a necessidade de suspensão de saúde”. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE