PUBLICIDADE

Sorriso, Lucas e Mutum querem incluir agricultura familiar no CIDESA

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Representantes dos municípios de Sorriso, Vera, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde se reuniram, essa semana, para debater inclusão da agricultura familiar como uma das frentes de trabalho do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental, que também é composto por Sinop, Tapurah, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro e  União do Sul.

O coordenador da agricultura familiar, Marcos Quichiller, explicou que essa união pode resultar no rompimento de dificuldades que os pequenos produtores enfrentam quando sozinhos. Isso porque, conforme o servidor, cada cidade tem sua particularidade e pode colaborar positivamente para o fortalecimento do trabalho dos pequenos produtores.

“Estamos planejando a regionalização da produção, como exemplo, em Sorriso tem um abatedouro de frangos e essa estrutura poderia ser regional, ter um selo para a comercialização em todo o estado, o livre comércio entre os municípios do consórcio”, acrescentou Quichiller.

Essa união proporcionará que os municípios tenham melhor controle de suas produções, além de possibilitar que a cidade que sofre com a falta de algum produto, por exemplo, possa acessá-lo em outra localidade. A secretaria explica que será realizado um estudo geográfico para a viabilidade de cada negócio, como apicultura, suinocultura, fruticultura, avicultura, etc.

“Queremos que isso seja interligado para formar núcleos entre as cooperativas e associações existentes nos municípios do Cidesa. Vamos saber o que é produzido, o que está em déficit. Vamos buscar os pontos positivos de cada município e, assim, a gente possa se espelhar e se unir”, completou o coordenador.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini disse que essa é uma tentativa de nos unirmos para dar celeridade nas dificuldades que encontramos na agricultura familiar. Temos uma produção grande, só precisamos nos unir para gerir tudo isso. Seria uma escala do trabalho que resultaria no andamento de muitos processos”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros são acionados e resgatam jabuti em imóvel no Nortão

O jabuti-piranga (Chelonoidis carbonária) foi localizado em área de...

Câmara aprova reajuste para servidores do Judiciário

A Câmara dos Deputados aprovou hoje dois projetos de...

Colisão entre carro e moto deixa um ferido em Nova Mutum

Uma VW Saveiro Robust branca e a Honda Biz...
PUBLICIDADE