Foi redesignado para o dia 12 de agosto o júri popular de Eliomar Deitos, de 32 anos, que estava marcado para esta quinta-feira, na comarca de Sorriso. O réu, conhecido como Alemão, responde pelo homicídio qualificado de Valdecir Batista Miranda, 39 anos. A defesa pediu redesignação alegando que “foram colocadas faixas em terrenos, distribuídos panfletos e veiculadas matérias na internet com mensagens hábeis a influir na imparcialidade dos jurados. Houve a mudança da data, no entanto, a justiça indeferiu o pedido de que as informações não fossem mais veiculadas apontando que restringe a liberdade de expressão”.
Conforme a gestora da 5ª Vara, Ana Castilho, o júri foi remarcado devido o não cumprimento das diligências requeridas pelo Ministério Público, que é a quebra de sigilo telefônico de todos os envolvidos. O pedido já foi reiterado as empresas telefônicas que devem dar uma resposta em no máximo 48 horas.
O crime ocorreu dia 19 de julho de 2007, quando Valdecir foi atropelado enquanto andava de bicicleta às margens da MT-242, na saída de Sorriso sentido Ipiranga do Norte. Eliomar é um dos envolvidos no esquema do “Golpe de Seguro”, que ganhou repercussão estadual em 2007.
Conforme o Só Notícias já informou, Alemão já foi condenado a 16 anos, em regime fechado, pelo homicídio de Ademir Hoffmann em janeiro de 2007. Também pegou um ano de prisão por estelionato. No entanto, o Ministério Público recorreu da decisão.
(Atualizada às 10h09 em 21/7)