Começam na segunda-feira as inscrições para o casamento comunitário. Segundo a assessora adjunta da Secretaria de Ação Social, Lili Ergang da Silva, a estimativa é reunir mais de cem casais. Esta é a segunda vez que o município abre inscrições para o casamento, sendo que o diferencial, neste ano, é que os casais vão se reunir em uma cerimônia em Sinop, reunindo outros, de diversas cidades do Nortão.
Os organizadores querem reunir cerca de 1,5 mil casais nesta edição, que marca a descentralização do casamento comunitário em grande escala. Antes, o evento acontecia apenas na capital. Para se inscrever é preciso apresentar a certidão de nascimento legível e original, cópia e documento original da carteira de identidade e CPF e comprovante de residência dos noivos, que devem residir em Sorriso mais de dois anos.
Para aqueles que já são divorciados, a Secretaria exige ainda a certidão de casamento com averbação de divórcio. Já os menores de idade só podem casar com autorização dos pais. Além disto, os casais devem estar inseridos no Cadastro Único e ter renda mensal inferior a dois salários mínimos.
Quanto aos casais homoafetivos, a assessora explica que eles devem apresentar uma escritura de união estável, que é retirada do cartório. As inscrições não tem custo e devem ser feitas no período da tarde na Secretaria de Ação Social, anexo a prefeitura. Elas vão até dia 8 de agosto.