Na próxima segunda-feira, às 18 horas, a prefeitura inaugura o primeiro Centro de Referência da Assistência Social – CRAS-, no antigo centro de múltiplo uso do bairro São José, que oferece serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Será feito o acompanhamento das famílias, por meio de visitas domiciliares, reuniões e atividades sócio-educativas diversas, fortalecendo os vínculos de solidariedade, contribuindo para a autonomia e emancipação social das famílias.
O trabalho é preventivo, evitando que as famílias atendidas tenham os direitos violados, recaindo em situações de risco. Os psicólogos, assistentes sociais e pedagogos farão palestras e orientações com crianças, adolescentes e adultos sobre gestação, drogas, entre outros temas. Ainda na unidade, acontecerão oficinas e um conjunto de serviços locais que visam a convivência, a socialização e o acolhimento das famílias.
Outras atividades desenvolvidas nos CRAS são o cadastramento das famílias, o levantamento e identificação das necessidades dos bairros, atendimentos psicossociais individuais e em grupos, visitas domiciliares e institucionais, além do encaminhamento das famílias à demais políticas públicas.