A frota de veículos de Sorriso cresceu 13,3% de janeiro a julho no comparativo com o mesmo período do ano passado. De 26.542 unidades – entre carros, motos, caminhonetes, ônibus e demais – passou para 30.076 conforme indicam números da Ciretran. O incremento entre as épocas foi praticamente de 3.534 novos emplacamentos no município.
O crescimento do total de veículos acompanhou as estatísticas populacionais. “Temos hoje um veículo para quase duas pessoas”, declarou, ao Só Notícias, o chefe da Ciretran, Hélio Silva. Apesar da evolução, o cenário pode ser encarado como preocupante quando levado em conta outros aspectos. “Automaticamente não temos estrutura para esta frota, sem contar as bicicletas que temos”, disse.
Segundo Helio, é preciso que as transformações no trânsito para garantir a boa trafegabilidade e evitar transtornos ocorram na mesma velocidade como a verificada na frota. “Se não andarmos rápido os óbitos vão superar os projetos. Temos que trabalhar questões educativas pois a cidade cresceu mas o comportamento das pessoas não mudou”, pontua.
Os dados da Ciretran indicam que em Sorriso há 3.540 motonetas; 7.308 motocicletas; 9.179 automóveis; 601 caminhonetas; 1.726 caminhões; 4.008 caminhonetes, bem como outros. Quando analisados os números perante o cenário estadual, a frota de Sorriso figura como a sexta maior.
Em Cuiabá, são 246.211 mil unidades seguidas por Rondonópolis (93.158), Várzea Grande (85.367), Sinop (53.356), Tangará da Serra (32.970) e Sorriso (30.076).
Recentemente, o prefeito Chicão Bedin anunciou medidas para melhorar a situação do trânsito na cidade. Entre elas está a promoção de um estudo para identificar os pontos de conflitos, bem como, sugerir as adaptações e implantações a serem efetuadas. Semáfaros, rotatórias, ciclovias serão implantados.