Detentos do Centro de Ressocialização entregaram para entidades sociais quatro cadeiras de rodas, duas cadeiras fisiológicas e duas macas, produzidos numa oficina do projeto ‘Liberdade sobre rodas’.
Foram beneficiadas a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que recebeu uma cadeira de rodas, uma fisiológica e uma maca; a Secretaria Municipal de Ação Social (uma cadeira de rodas e uma maca); a Secretaria Municipal de Saúde (uma cadeira de rodas) e um lar de idosos (cadeira de rodas). Além disso, uma senhora carente, com mais de oitenta anos, recebeu uma cadeira fisiológica que necessitava. A meta é que sejam produzidos mensalmente, no mínimo, dez aparelhos.
O projeto foi idealizado pelo ex-coordenador de atividades laborais da Secretaria de Justiça de Santa Catarina, professor Júlio Carneiro. Em Sorriso, ele foi desenvolvido em parceria entre a Corregedoria da unidade prisional e o poder Executivo. Os trabalhos na oficina começaram em setembro e os equipamentos produzidos serão entregues para entidades de assistência social sem fins lucrativos, como asilos e hospitais.
De acordo com a juíza Débora Caldas, o projeto traz três benefícios. O primeiro deles é a possibilidade de remição de pena dos detentos que participarem da oficina, na proporção de um dia a menos, a cada três dias trabalhados. Outra vantagem é o apoio gratuito dado às entidades filantrópicas. Além disso, os reeducandos contribuem para a preservação do meio ambiente, pois os equipamentos são produzidos com sucatas de bicicletas apreendidas pela polícia que não foram procuradas e nem interessam mais a processos judiciais.