As prefeituras de Tapurah e Sorriso firmaram parceria com o Estado, esta semana, para recuperar a ponte, de aproximadamente 85 metros, que caiu parcialmente na quinta-feira (6), quando um caminhão carregado com madeira serrada passava. A estrutura fica sobre o rio Verde, na região conhecida como Pontal do Verde, na estrada que liga os dois municípios. O prefeito de Tapurah, Luiz Eickhoff, afirmou, ao Só Notícias, que ficará responsável pela mão de obra, enquanto a prefeitura de Sorriso fornecerá a madeira. Já o Estado entra com 15 mil litros de óleo diesel.
Ainda de acordo com Luiz, a expectativa é que os trabalhos comecem ainda esta semana ou na outra, dependendo apenas da liberação da madeira. Ele não detalhou quanto tempo o concerto pode levar e a intenção é retomar o tráfego o mais rápido possível.
Quanto à passagem de caminhões e carretas pela via, o prefeito explicou que só será possível trafegar, com a ponte já arrumada, caso a carga não seja pesada. A equipe técnica da prefeitura ainda irá avaliar a capacidade de “sustentação” da estrutura.
Ainda segundo o prefeito, os municípios cobraram da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) a reconstrução da ponte em concreto. No entanto, ainda não receberam uma resposta de quando, de fato, será feita.
Conforme Só Notícias informou, com o trânsito totalmente interrompido, um dos desvios apontados para os moradores de Sorriso se deslocarem até Tapurah aumenta a distância em aproximadamente 60 quilômetros, através de um contorno passando por Ipiranga do Norte. Outra opção seria “contornar” por Lucas do Rio Verde. Neste caso, a distância ficaria ainda maior, aumentando o trajeto convencional em até 80 quilômetros. Moradores e produtores da região estão sendo afetados.