Já ultrapassa de 90% o índice de comunicação da vacinação contra febre aftosa nos municípios de Sorriso e Lucas do Rio Verde. Os dados são do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) até a última sexta-feira, último prazo para declaração da vacinação. Nesta primeira etapa, realizada em fevereiro, foram imunizados bezerros de 0 a 12 meses.
Desde ontem, fiscais do instituto estão visitando as propriedades que ainda não comunicaram a vacinação nos dois municípios. A expectativa é alcançar 100% de imunização nos próximos dias. Em Lucas do Rio Verde o número de animais vacinados deve chegar a 5 mil cabeças e, em Sorriso, 15 mil.
Os pecuaristas que ainda não vacinaram seus rebanhos estão sendo autuados e notificados para realizar a vacinação. Enquanto não realizarem a vacinação os produtores são multados e não recebem autorizações de transporte para os rebanhos.
O resultado final da campanha deve ser divulgado nos próximos dias em todo o Estado, em que a meta era imunizar mais de 5 milhões de bezerros. Na mesma etapa realizada no ano passado, o Estado conseguiu atingir 94,68% do rebanho.
A próxima etapa da campanha será em maio para rebanhos até 24 meses. No mês de novembro acontecerá a última etapa, para todos os animais.