sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: definido cronograma para liberar certificação definitiva do aeroporto e manter voos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, Claudio Drusina, se reuniram em Brasília, e ficou definido o cronograma de ações para ser concedida a certificação definitiva do aeroporto regional de Sorriso Adolino Bedin. A certificação provisória acaba em 24 de maio. A prefeitura deve, até o próximo dia 20, enviar requerimento formal de certificação, que será avaliado e até o dia 8 de março. A equipe de inspeção da ANAC irá a Sorriso na última semana de março para avaliar se todos os itens previstos no Plano de Ações Corretivas (Pac) foram cumpridos.

A resposta da agência, com o relatório técnico da equipe, deve ser entregue à prefeitura até o dia 26 de abril. A partir dessa data, a emissão de uma nova certificação deve ser feita até 23 de maio. Para a obtenção da licença a prefeitura tem que fazer a pavimentação da via que dá acesso à sede do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio (Sescinc) e a remoção da pintura e aplicação de uma nova pintura na pista de pouso e decolagem.

“Acreditamos que já na próxima semana, se as condições do tempo permitirem, a empresa já inicie a pavimentação deste acesso”, disse Drusina, através da assessoria. O serviço de repintura da pista, cujo processo de licitação está para homologação, também deve ser feito em breve, informa a prefeitura. “Quando se fala em aeroportos, é preciso sempre falar em segurança e por isso, junto com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, fizemos um estudo sobre a qualidade da pista”, acrescenta o secretário, confirmando que o laudo apontou que a pista está plenamente adequada para receber voos de aeronaves como o Jato Embraer 195, que conta com 118 lugares.

Em maio do ano passado, houve problemas na certificação do aeroporto e a companhia que opera com voos diários de Sorriso para Cuiabá acabou remanejando voos para Sinop até a documentação ter sido regularizada.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: cavalo-mecânico cai em vala de escoamento e motorista fica preso às ferragens

O acidente envolveu o cavalo-mecânico que caiu na vala...

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

As seis dezenas do concurso 2.715 serão sorteadas, hoje,...

Atividades culturais serão expandidas em Sorriso com criação de polo

A prefeitura homologou dispensa de licitação para locação de...
PUBLICIDADE