Com objetivo de consolidar a participação popular no desenvolvimento do município, Sorriso realizou a 3ª Conferência Municipal das Cidades. Entre os temas debatidos estiveram o saneamento básico como gerador de qualidade de vida. Os participantes apresentaram várias propostas. Destas, algumas foram selecionadas para fazer parte de um relatório que será encaminhado para a plenária estadual e, posteriormente, para Brasília, onde em novembro será realizada a conferência nacional.
Destacou-se um plano de ação para o saneamento, englobando as esferas federal, estadual e municipal, abordando tópicos como esgoto, lixo e infra-estrutura. Outro tema discutido foi o planejamento estratégico onde os grupos estudaram como reverter as desigualdades e a exclusão social. No que se refere à educação, foram discutidas ações visando a melhoria no desenvolvimento da cidade, entre elas, a socialização dos valores sócio-culturais, com foco na agregação da prática educativa permanente.
Já sobre os conselhos e consórcios, uma das propostas sugeridas na conferência visa reforçar e ampliar os mecanismos de controle social, aperfeiçoando o sistema de conferências, conselhos, consórcios, cooperativas e associações. A necessidade de envolver pessoas comprometidas com a causa teve destaque na elaboração desta proposta. Foram debatidas ainda quais as situações que mais geram dificuldades no município e qual o papel do Conselho da Cidade.