PUBLICIDADE

Sorriso define campanha para combater queimadas

PUBLICIDADE

Começa na próxima 6ª feira a campanha para prevenir e combater queimadas na área rural e na cidade. A definição foi tomada, hoje, em reunião entre o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Afrânio Migliari, representantes do Sindicato Rural, Aprosoja e demais entidades. O período critico com proibição das queimadas começa, no Estado, no dia 15 do próximo mês e acaba em setembro. São três meses em que o uso do fogo para limpeza e manejo das áreas é totalmente vetado e há multas com valores expressivos para os que insistirem em queimar.

Afrânio disse que o objetivo será trabalhar a conscientização ambiental para atenuar os impactos negativos dos incêndios florestais e queimadas. Também serão intensificadas as ações de monitoramento, fiscalização e responsabilização. "É momento em que a estiagem se intensifica e precisamos evitar o inicio de qualquer incêndio, pois o mesmo pode desencadear queimadas em proporções ainda maiores”, expôs.

O secretário salienta ainda os problemas relacionados a queimadas urbanas, “é preciso agir com conscientização ambiental, evitar ações como jogar tocos de cigarro em terrenos baldios e ao longo da BR-163 para evitar o surgimento de qualquer foco”, declarou, através da assessoria.

Em 2013, de janeiro a 30 de junho, os satélites de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), detectaram no Estado, 3.497 focos de calor. Somente em julho, foram registrados 550 focos, o que corresponde a 15,72% do percentual registrado, dados que demonstraram uma redução de 9,72% nos focos quando comparados a 01 de janeiro a 14 de julho do ano anterior.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE