Ações contra o crime organizado ambiental serão debatidos hoje, por promotores de Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Claudia, Feliz Natal, Tapurah, Vera e Porto dos Gaúchos, em um encontro regional que acontece em Sorriso. As discussões serão conduzidas pelo promotor Paulo Cesar Dancieri Filho, de Cláudia.
Recentemente, no município, duas pessoas foram presas acusadas de provocar incêndio em uma área rural, a mando de de um empresário, dono de uma extensa área de terras e de uma madeireira, no município. Várias operações também foram realizadas na região para combater crimes ambientais.
A última foi a Guilhotina, no mês passado, em que cerca de 40 madeireiros, engenheiros e servidores da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), foram presos sob acusação de participarem de um esquema de fraudes na comercialização de madeira ilegal. Nos últimos dois anos também podemos citar a Mapinguari, Curupira e Angico, entre outras.
Outro tema que será debatido pelos promotores será ‘a escola, o ato de indisciplina e o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente’. O encontro começa daqui a pouco, às 08h30, e segue até o meio-dia, na sede da Fais.