terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: coordenadora diz que histórico agravou saúde de garoto que morreu de dengue hemorrágica

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde de Sorriso se manifestou, esta manhã, sobre a morte de um garoto de 10 anos, ontem, que havia sido transferido para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Várzea Grande, mas acabou morrendo por dengue hemorrágica. Ele era morador do bairro Nova Aliança. A coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde, Sílvia Fleming, afirmou, em entrevista coletiva, que ele tinha insuficiência hepática e também histórico de anemia, o que foi agravado pela dengue.

A coordenadora explicou que “o sistema imunológico do ser humano interfere no agravamento ou não das doenças, nesse caso em especial, a dengue. Estamos dando o alerta principalmente por conta dos recém nascidos, das gestantes e idosos e toda pessoa que tenha algum comprometimento de saúde, porque o caso agrava e muitas vezes rapidamente”.

Silval ainda afirmou que “pela histórico que levantamos, a mãe estava com a criança em Feliz Natal, que não estava tão bem, foi atendida pelo médico em Feliz Natal, no domingo (14), houve uma melhora relativa. Acho que na madrugada foi piorando ou algo assim, aí às 6h45 da manhã de segunda-feira (dia 15), ele deu entrada no UPA em Sorriso”, relatou. “O diagnóstico depende do médico e dos laboratórios. Então, quando essa criança foi encaminhada para o Hospital Regional, ela já saiu com os exames de sangue recolhidos, em andamento”, acrescentou a respeito do prazo para exames.

A coordenadora destacou que a cidade tem estrutura para tratar casos de dengue hemorrágica, mas devido ao agravamento do estado de saúde do garoto, o médico decidiu pelo encaminhamento para o Sul do Estado. “A partir do momento que se tem avaliação do hospital, de acordo com ele, é que verifica se precisa realmente encaminhar para o centro maior ou não”, disse. “Estamos solidários à família e amigos pelo ocorrido, mas é uma realidade no nosso município. O índice larvário do Lira, que é um índice de levantamento rápido está 6,6% e o aceitável é 1%. O alerta na cidade estamos dando há muito tempo e nossas equipes continuam trabalhando e atendendo todas denúncias”, acrescentou.

O garoto estudava na escola municipal Francisco Donizete de Lima, no bairro Nova Aliança, que decretou luto e, por conta disso, não houve aulas esta manhã. Ele estava internado desde a última quarta-feira (17) no Hospital Regional e depois foi transferido para a unidade de saúde de Várzea Grande. O velório ocorre desde ontem e o sepultamento ocorreu esta manhã.

Fleming ainda ressaltou que providências já foram tomadas no bairro onde o garoto morava. “Quando recebemos a notificação, já fizemos o bloqueio e fomos fazer as visitas necessárias. A escola já está fazendo ação junto aos alunos, de orientação, de limpeza do bairro inclusive. Já conversamos com o presidente de bairro para fazer uma ação”, citou, ao conclamar também representantes de outros bairros às ações preventivas.

Silvia afirmou que desde início do ano 542 notificações de dengue já foram registradas em Sorriso, sendo e 208 casos confirmados e um óbito.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morador fica ferido após ser atacado por cães no Nortão  

O idoso, de 71 anos, recebeu tratamento médico na...

Ciclista é socorrido após acidente com moto em Sinop

O acidente envolvendo a bicicleta e a Honda Biz...
PUBLICIDADE