A presidente da Comissão Técnica para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos Fabiana Leite, disse que o fórum estadual "lixo e cidadania", que começou hoje e termina amanhã, na capital, deverá fortalecer experiências entre os municípios para a melhorar o trabalho de coleta dos resíduos sólidos e o fortalecimento da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável. As políticas públicas para catadores de lixo e a aprovação da lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada esta semana, estão no centro das discussões.
A coordenadora do Comitê Interministerial de Inclusão Social dos Catadores, Jaira Puppim, ressaltou a importância da inclusão social dos catadores de lixo e que a "nova lei é uma vitória para nossa sociedade, após tramitar por duas décadas no Congresso Nacional. Com esta aprovação, o Brasil passa a ter um conjunto de instrumentos inovadores para a solução dos problemas do lixo no país", disse.
Ainda hoje, deverão ser abordados temas como Instrumentos Legais do Gerenciamento de Resíduos Sólidos", Gestão Participativa dos Recursos Hídricos, e debate entre os participantes com base no tema: O Estado na Arte dos Fóruns Lixo e Cidadania de Mato Grosso – conquistas e desafios.