A prefeitura concedeu ao proprietário de uma empresa de combustíveis, Rolf Tambke, a licença prévia para a instalação do ponto de abastecimento de aeronaves no Aeroporto Regional Adolino Bedin. A licença ambiental foi concedida, após análise, pela própria Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. De acordo com Rolf, é mais um importante passo para que a empresa avance na instalação efetiva do posto. A previsão é que as obras iniciem ainda no próximo mês e sejam concluídas em, no máximo, seis meses.
A empresa já opera no aeroporto sorrisense com duas carretas com capacidade de 3,5 mil litros. Rolf pontua que os dois tanques possuem capacidade para atender voos de uma companhia aérea e também executivos. Segundo o proprietário, a empresa atua em 20 aeroportos no país e está em processo de instalação em mais dois. “Alguns abastecem de quatro a cinco vezes por semana, outros temos até 50 abastecimentos por dia”.
São aeroportos como de Manaus (AM) e João Pessoa (PB). “Participamos do crescimento de João Pessoa, no início eram quatro hotéis e hoje são mais de 50 recebendo turistas com o crescimento aeroportuário e queremos muito que isso se repita com Sorriso”.
Rolf lembrou que foram três anos de conversa até a efetiva instalação no município. “A cidade, para mim, é muito especial pelo envolvimento com a agricultura e o trabalho desenvolvido por todos. Ainda lembro da primeira vez em que estive aqui e vi todos os campos plantados, me emocionei muito”.
O prefeito Ari Lafin pontuou duas situações que considerou importante, além da instalação do ponto de abastecimento, a capacitação técnica dos profissionais da SAMA e demais pastas para o licenciamento ambiental do ponto dentro do aeroporto. Lafin acrescentou que esse foi um processo que requereu muito trabalho, com cuidado e vários passos. “Estamos cercados de profissionais técnicos, com credibilidade e organização e o resultado de tudo isso é o crescimento sustentável que estamos tendo aqui. Quero agradecer a todos que estão colaborando nesse processo”.
O Aeroporto Regional Adolino Bedin conta com um moderno terminal de passageiros com EPTA completa, PAPI e sistema R-Nav, todos já homologados pela Anac e em operação.