segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: campanha contra hepatites virais será realizada na próxima semana

PUBLICIDADE

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) realiza, nos dias 28 e 29 deste mês, a campanha em comemoração ao dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A data é comemorada mundialmente no dia 28. No município, a ação será concentrada no período matutino, das 7h às 10h30, com a realização de testes rápidos para a detecção do vírus da hepatite B e C, HIV e Sífilis.

Todos os interessados em participar da campanha deverão procurar o SAE, localizado na avenida Porto Alegre, centro, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento, munidos do cartão SUS e de um documento com foto. O resultado fica pronto em 20 minutos.

A coordenação do Serviço pontua que o teste rápido, com resultado em 20 minutos é realizado somente durante as campanhas. Contudo, quem tiver suspeita pode procurar o SAE em qualquer período do ano para a realização do teste de laboratório, cujo resultado fica pronto em dez dias. O SAE atende de segunda a sexta-feira no horário das 7h às 11h e à tarde no período das 13h às 17h.

No momento, o SAE disponibiliza tratamento para 280 pacientes com hepatite B; 30 com hepatite C e 180 pacientes com HIV. De acordo com a coordenação do SAE, a faixa etária dos pacientes em tratamento para hepatites é formada por cidadãos dos 15 aos 65 anos de idade. No caso do HIV, estão em tratamento cinco crianças e adolescentes na faixa etária dos quatro aos 15 anos; os demais pacientes apresentam idade entre 16 a 65 anos. Já os dez pacientes diagnosticados com sífilis realizam o tratamento diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A hepatite é uma doença contagiosa, que afeta o fígado. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre os sintomas mais comuns estão pele e olhos amarelos, urina escura, fezes de cor clara, sensação de fraqueza, enjôo e falta de apetite; além de febre, calafrios e dor abdominal. Os sintomas geralmente são os mesmo para os casos de hepatite A, B, D e E, já no caso da hepatite C, que é crônica, nem sempre são percebidos sintomas. Nos casos graves pode ocorrer também voz rouca, inchaço no abdômen e raciocínio lento. As formas de transmissão mais comuns ocorrem pelo contato com sangue contaminado e relações sexuais sem proteção. O tratamento requer repouso, hidratação, dieta correta e medicamentos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE