segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: bombeiros capturam caninana em quintal de residência

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: reprodução)

A cobra caninana (Spilotes pullatus), da família Colubridae, foi encontrada no quintal de um imóvel, ontem à tarde, no final do bairro Pinheiros 3. O endereço se encontra próximo a grande extensão de área verde, que conecta o município a MT-560. Não houve registro de ataques ocasionados pelo réptil, segundo informado pelo Corpo de Bombeiros.

Foi verificado que o animal estava escondido próximo ao jardim e a captura foi realizada com apoio de equipamentos convencionais, como o gancho e pinça de manejo. Após ser constatado que a serpente estava saudável e seguindo os protocolos de preservação, ela foi colocada em recipiente adequado para transporte até o habitat. A soltura foi realizado sem maiores complicações.

Segundo dados do Instituto Butantan, que é vinculado ao Ministério da Saúde, a espécie é considerada uma das mais ágeis e pode medir até 2,5 metros de comprimento. Não é peçonhenta e é normalmente encontrada em quase todos os biomas da flora brasileira, com exceção dos pampas.

Sua alimentação consiste no consumo de pequenos mamíferos, mas também pode predar aves, anfíbios e outros répteis. Quanto à reprodução, o instituto científico destacou que costuma a ocorrer entre o inverno e a primavera. Já os ovos são colocados próximo ao fim da estação e os nascimentos se concentram durante o verão e no início do outono.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE