sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: base descentralizada do Corpo de Bombeiros monitora e combate queimadas no Médio Norte

PUBLICIDADE

Os militares da Base Descentralizada Bombeiros Militar situada em Sorriso, atenderam nos últimos 10 dias, oito ocorrências de queimadas no Médio Norte. Os dados foram divulgados, hoje, pelo capitão Fernando Rodrigues, de Sinop. “Diariamente acompanhamos os focos de calor nas cidades da região. Nesses últimos dias atendemos situações de queimadas autorizadas na região da usina em Sinop, uma ocorrência em uma fazenda no município de Nova Ubiratã, onde ocorria uma queimada autorizada pela Sema. Entre as queimadas ilegais, estão uma fazenda de Nova Ubiratã, outra em Sorriso, urbana, no bairro Mário Raiter e também no assentamento Poranga”.

A base descentralizada atua na prevenção e, quando necessário, o combate aos incêndios florestais nos municípios de Nova Mutum, Nova Ubiratã, Lucas do Rio Verde e Sinop.

Através de um sistema, eles monitoram os pontos de calor na região e vão até o local verificar o incêndio. Quando necessário chamam o reforço do helicóptero do Ciopaer ou do avião que fica à disposição no hangar onde a base está localizada, nas dependências do Aeroporto Regional Adolino Bedin. Durante essas primeiras ocorrências ainda não foi preciso o apoio aéreo.

O capitão explicou que esse trabalho de fiscalização inicial serve também para conscientizar as pessoas que durante o período proibitivo de queimadas, que inicia em 15 de julho, e segue até 15 de setembro, nem mesmo os incêndios autorizados podem ser feitos.

“Isso é devido as condições climáticas. Sabemos que o risco da queimada passar de uma propriedade para a outra é enorme, já tivemos ocorrências de vulto aqui e o nosso intuito é trabalhar tanto na prevenção, quanto na resposta”.

Rodrigues ressalta ainda que a multa para quem for flagrado fazendo queimadas durante o período proibitivo é pesada. “É um crime ambiental passível de cadeia e multa, que pode ser de R$ 1 mil a R$ 2 mil por hectare queimado. Pedimos que todos possam colaborar e que não chegue a este nível para ninguém”, finalizou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mulher é socorrida com suspeita de fratura após colisão entre carro e moto em Sinop

Uma mulher foi socorrida, esta noite, após se envolver...

IFMT prorroga novamente inscrições para seletivo com 22 vagas em Sinop e mais cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) prorrogou novamente...

Carros tombam após colidirem em avenida de Sinop

Dois veículos tombaram após colidirem na avenida André Antônio...
PUBLICIDADE