Sorriso será responsável, a partir da aprovação pela câmara, da nova Legislação Ambiental pelas ações que referem-se ao licenciamento ambiental urbano. O assunto foi discutido sábado, em reunião no Sindicato Rural de Sorriso, com o prefeito Dilceu Rossato e o secretário estadual de Meio Ambiente, Marcos Machado.
O secretário explico que para o licenciamento ambiental rural uma equipe da Sema será vai trabalhar em Sorriso juntamente com um grupo local visando resolver processos que estão pendentes e serão avaliados impactos causados pelo empreendimento como seu potencial ou sua capacidade de gerar líquidos poluentes, resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de risco, a exemplo de explosões e incêndios.
Ainda no sábado, foi lançada ainda a obra do Parque Ecológico de Sorriso, que integra lago, trilhas, arena, quiosque, playground e ciclovia, distribuídos em 122.280,33 m2. A obra foi orçada em R$ 440 mil, e será custeada pelo Governo do Estado, através da Sema, em parceria com a prefeitura, a partir de convênio firmado no ano passado.
Marcos Machado disse que Sorriso se destaca hoje no cenário estadual pelo número de produtores que estão desempenhados em trabalhar preservação e recuperação do Meio Ambiente. “Sei de muitos projetos nesta área, que provam o comprometimento dos agricultores e também de entidades da área”, observou, ao citar como exemplo o projeto de recuperação de mata ciliar.