Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística continuam mobilizados na contagem populacional e agropecuária, que vem sendo realizada no Nortão e demais cidades brasileiras, cuja população seja até 170 mil habitantes.
Em Sorriso, conforme a agente responsável pelo posto, Adriana Araújo, dos dez servidores, sete estão envolvidos diretamente na contagem e outros três no censo agropecuário. A coordenadora explicou, ao Só Notícias, que apenas a transmissão de dados está atrasando um pouco. “Nos informaram que é porque o sistema está congestionado”, destacou.
O município pertence a regional de Nortelândia.
Em Sinop, os recenseadores percorrerão 100 bairros. A última estimativa do IBGE apontava que o município possuía 103.868 habitantes, a quarta maior população do Estado. Mas, extra-oficialmente, calcula-se que já passam de 120 mil habitantes. O último censo demográfico foi feito em 2000. Os novos números vão atualizar os índices do Governo Federal para a definição dos repasses para os municípios investirem na educação, saúde, habitação, assistência social, entre outros.
A expectativa é que a pesquisa seja concluída até julho e os resultados divulgados até agosto. Este ano, os recenseadores utilizarão computadores de mão, transmitindo os dados direto ao instituto, possibilitando a divulgação final em um curto prazo.