O número de pedestres e ciclistas feridos em acidentes aumentou 26% entre janeiro a setembro, se comparado commesmo período do ano passado. Os dados são do Corpo de Bombeiros e foram obtidos por Só Notícias. Em 2007 foram 68 atendimentos, e, neste ano, já chegam a casa dos 94. A realidade é preocupante, revela o comandante do 10ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, tenente-coronel Dércio Santos da Silva. Por outro lado, o militar lembra que maior parcela dos acidentes em que pedestres e ciclistas figuram como vítimas são provocados pela desatenção e imprudência deles mesmos. “Este aumento preocupa, pois muitos estão destatentos, imprudentes, desconhecem o código de trânsito brasileiro. São ciclistas que andam na contra mão, passam sobre a fixa de pedestres de bicicleta, o que não pode ser”, declarou.
O oficial ressalta que é preciso ter atenção no trânsito e seguir os preceitos já estabelecidos de acordo com o CTB. Um levantamento realizado pelos bombeiros mostrou que entre os principais ferimentos sofridos após acidentes estão o trauma de face, fratura mão e braço, pé, tíbia e fíbula, trauma de tórax e, em casos mais graves, traumatismo crânio encefálico.
A instituição emite um alerta, mas, por outro lado, Silva salienta que não basta somente realizar trabalhos orientativos. Punições também devem se estender a pedestres e ciclistas que desrespeitam as leis de trânsito. “Tem que haver blitze punitivas em Sorriso. É preciso encontrar uma solução imediata de como promover a punição”, destacou.
O atual quadro detectado em Sorriso tem feito bombeiros buscarem ações voltadas à prevenção. “O acidente não espera”, lembrou Dércio. O bombeiro lembra que alguns cuidados básicos podem ser adotados visando evitar o crescimento das estatísticas. No que se refere aos pedestres, caminhar no lado certo da via. Na calçada, estar sempre do lado direito, afastado do meio-fio, ter atenção às entradas e saídas de veículos.
Nas travessas de vias sem sinalização, colocar-se sempre de maneira visível. Certificar-se que está sendo vizualizado por motoristas, olhar sempre para os dois lados, alem de outros cuidados.
Já aos ciclistas, trafegar em fila indiana, junto ao meio-fio à direita, não formar grupo, evitar vias de movimento, entre outros cuidados.