PUBLICIDADE

Sorriso: ação visa coibir transporte e comércio ilegais de madeira

PUBLICIDADE

Com o objetivo coibir o transporte e o comércio ilegais de madeira, a Prefeitura de Sorriso iniciará trabalho especial de fiscalização. Após reunião entre o vice-prefeito, Ederson Dal Molin, secretários municipais e representantes do Sindicato dos Madeireiros de Sorriso (Simas), ficou definido que haverá um aumento da fiscalização nas ruas e no comércio do município.

"A fiscalização é um passo importante para controlar o comércio ilegal de madeira. Vamos inibir o comércio ilegal fiscalizando as empresas, cobrando o licenciamento e alvará. E nas ruas, teremos fiscalização itinerante visando fechar o mercado local para a madeira ilegal", explica o vice-prefeito. A fiscalização itinerante será possível através da parceria entre a Prefeitura de Sorriso e a Secretaria de Estado de Fazenda .

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Afrânio Migliari, o próximo passo deverá ser a exigência das notas da madeira para quem está construindo um imóvel. "Deverá ser feita uma fiscalização nas obras para verificar a origem da madeira", declara Afrânio, que acrescenta que a prefeitura não irá apenas fiscalizar as madeireiras. "Queremos ainda incentivar as empresas locais a investir no uso do resíduo da indústria madeireira para o desenvolvimento de novos produtos". Participam da ação as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Cidade e Fazenda.

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), nos últimos anos foi registrado um crescimento de 43% no desmatamento ilegal em Mato Grosso. A situação preocupa os órgãos de fiscalização, por flagrantes realizados este ano e que foram considerados atípicos, como desmatamento com caminhões usando correntes, técnica que provoca grande devastação, e que não era mais usada no Estado há mais de cinco anos. Outro ítem preocupante é a madeira extraída de APPs e transportada com documentação falsa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE