Pelo menos 500 ligações para coleta de esgoto já foram feitas em Sorriso. Desde o ano passado, quando iniciaram as obras, 9 mil metros de rede foram construídos. Nesta primeira etapa, que deve ser concluída somente em 2010, são projetados 120 mil metros para atender cerca de 10 mil habitantes. O quadrilátero é formado pela Perimetral Sudoeste, Perimetral Sudeste, Perimetral Noroeste, Perimetral Nordeste, além do Jardim América, Centro Sul, Centro Norte, Bom Jesus, Bela Vista, Alvorada, Benjamim Raiser e América.
O supervidor de obras do projeto Esgotar, executado pela empresa Águas de Sorriso, Fábio Augusto Benaglia, destacou que, com o fim do período chuvoso, os trabalhos serão acelerados. “Neste período, construímos cerca de mil metros de rede ao mês, quando na seca chega a 3 mil”, acrescentou.
Apesar das ligações, a coleta ainda não é feita. Conforme Benaglia, a empresa aguarda a destinação da área, pelo município, para construir a estação de tratamento. Esta funcionará no sistema compacto, diferente do adotado em muitos municípios, com estações elevatórias e lagoa.
Segundo ele, a área necessária é bem menor e, ainda, reduz a distância. “Conseguimos construir a estação em um terreno de 40 por 40 (metros), onde implantaremos tonéis, onde será feito todo o processo de tratamento até o esgoto ficar com 90% de pureza”, detalhou.
O investimento pela empresa está orçado em R$20 milhões, e o projeto total prevê cerca de 230 mil metros de rede.