A 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Nova Mutum – CIBM, registrou um aumento de 8% no número de ocorrências atendidas no decorrer de 2009, com relação ao mesmo período do ano anterior. Os registros também mostram um número preocupante com relação aos acidentes envolvendo motociclistas. Foram 118 casos entre janeiro e dezembro.
De forma geral os números mostram 496 atendimentos em 2008, contra 537 em 2009. Entre os registros do último ano estão 360 ocorrências de emergência clínica, as 118 situações envolvendo motos, 16 atendimentos na BR-163 e o restante, em menor número, dividido entre incêndios e afogamentos. De acordo com o tenente BM João Paulo Nunes de Queiroz, o aumento geral de 8% nas ocorrências reflete o próprio crescimento do município em população e veículos.
Para o militar, a expectativa para 2010 fica por conta da inauguração da sede própria para a 5ª companhia. Segundo ele, a empresa que irá finalizar a obra, na esquina das avenidas Canários e Arapongas, deve concluí-la dentro de três meses. Em dezembro o governo do Estado, por meio da secretaria de Infraestrutura, disponibilizou R$ 340 mil para a prefeitura de Nova Mutum finalizar o quartel. A contrapartida do município será na ordem de R$ 10 mil.