PUBLICIDADE

Socioeducativo de Rondonópolis investe em projetos de leitura

PUBLICIDADE

“A literatura amplia o nosso universo, incita-nos a imaginar outras maneiras de concebê-lo e organizá-lo, pode ser uma experiência que nos coloca para além das grades”, recita o diretor do Centro Regional Socioeducativo de Rondonópolis Uendel Rodrigo Figueiredo Silva. O texto faz parte do Projeto “Leitura sem grades” e é a inspiração do diretor para incentivar a leitura entre os adolescentes internos.

O “Leituras sem grades” é um de três projetos de educação e cultura desenvolvidos no Centro Socioeducativo e proporciona aos adolescentes o contato com a leitura, história e cultura regionais. Esse projeto é realizado a cada três semanas, aos sábados, e conta com a parceria dos Departamentos de Educação, Psicologia e Letras da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Rondonópolis. A metodologia utilizada é a roda de conversa.

“Nós da unidade, nos esforçamos para que os adolescentes tenham contato com os projetos. Pois além do acesso a cultura são ofertados cursos de qualificação (em parceria com Senai e Senac) para que tenham a oportunidade de conseguir um emprego após a sua internação e dessa forma, a medida socioeducativa surta efeito na vida do adolescente”, conta Uendel Rodrigo Silva.

De acordo com o diretor, os adolescentes não são obrigados a participarem dos projetos. “Porém, a adesão às atividades tem sido maciça, o que diminui o tempo ocioso dos internos. E neste sentido temos procurado desenvolver as atividades com o intuito de levar aos adolescentes o acesso a cultura que muitos não tiveram antes da internação”.

Servidores da unidade captaram livros em instituições parceiras e assim iniciaram o Projeto Biblioteca no CRS Rondonópolis. O objetivo é proporcionar o acesso ao conhecimento em espaço adaptado junto a sala de aula para o incentivo da leitura.

Outra iniciativa do Centro Regional Socioeducativo, realizada no início de junho em parceria com a Escola Dom Wunibaldo Talleur, ofereceu aos adolescentes internados o Projeto “Biblioteca Volante do Sesc”.

Essa foi a primeira edição da ação na unidade, em que os adolescentes puderam conhecer a estrutura, o projeto e pegar livros emprestados para leitura. Os adolescentes terão a oportunidade de tomar outros livros a cada quinze dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Executores de homicídio motivado por seguro de vida são condenados em MT

Dois executores do assassinato de Paulo Sander Alves foram...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...
PUBLICIDADE