O aeroporto internacional Marechal Rondon (Várzea Grande/Cuiabá) está entre os 14 maiores do Brasil considerados em situação cítrica, segundo recente estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A análise é feita com base na taxa de ocupação (obtida através da divisão do número de passageiros movimentados pela capacidade de cada aeroporto). É considerado crítico aqueles que apresentam taxa acima de 100% .
Nesta mesma situação estão os aeroportos de Garulhos e Congonhas, ambos em São Paulo, Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegra (RS), Fortaleza (CE), Viracopos (SP), Manaus (AM), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Natal (RN), Goiânia (GO) e Maceió (AL).
Os aeroportos de Curitiba (PR), Belém (PA) e Santos Dumont (RJ) compõe o grupo de situação preocupante. Já Galeão (RJ), Salvador (BA) e Recife (PE), estão em situação adequada (considerando que o limite de eficiência operacional de um aeroporto é uma taxa de ocupação de 80%).
A capacidade do aeroporto mato-grossense, contabilizada no ano passado segundo o estudo, é para 1,6 milhão de passageiros por ano. Para a copa de 2014, a estimativa é que a capacidade aumente para 2,8 milhões de passageiros por ano.
Conforme Só Notícias informou, o aeroporto da capital está na relação dos nove aeroportos em cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de futebol, em 2014, que poderão não ter as obras de ampliação concluídas até o início do evento esportivo.