quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Siticom mobiliza construtores para regular atividades de trabalhadores em Sinop

PUBLICIDADE

Cerca de 100 empreiteiros e trabalhadores da construção civil participaram ontem, de uma palestra de orientação para regularização trabalhista da categoria, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria, Construção Civil e Mobiliário (SITICOM), em Sinop. O vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Mato Grosso (FEIMT), Vilmar Galvão, disse que a participação foi muito importante e que o objetivo é orientar a categoria para as questões trabalhistas e de segurança.

“É um começo de um trabalho de informação e orientação com empreiteiros que estão habituadas a contratar obras e acabam tendo problemas depois”, destacou. Ele enfatizou que muitos construtores, ao assumir uma obra, não fazem contratos e assumem todas as responsabilidades na construção. “Todos os riscos que correm acabam sendo de responsabilidade do empreiteiro”, completou.

Galvão também alerta que nos próximos dias o Ministério do Trabalho deve iniciar uma fiscalização em construções do município e que é necessário “informar e conscientizar melhor, tanto o trabalhador quanto o empregador”. Uma pesquisa realizada pelo SITICOM em algumas construções nos bairros Jardim Botânico, Paraíso, Jacarandás, Celeste, Nossa Senhora Aparecida, Nações, Maringá, Florença, Itaúba, e parte do centro da cidade, apontou que 90% dos trabalhadores não possuem registro na carteira de trabalho e 95% não utilizam equipamentos de segurança.

O vice-presidente ressaltou que também devem se reunir com o sindicato patronal da classe empregadora, para que possam fazer um trabalho preventivo.

Vilmar Galvão está afastado da presidência do SITICOM para tratamento médico, e está temporiariamente à frente dos trabalhos da FEIMT.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum fortalecerá revitalização de áreas verdes no meio urbano

A prefeitura vai abrir processo licitatório, dia 13, visando...

MP confirma aumento para penas de ‘mercenários’ em Mato Grosso

O Ministério Público informou, esta tarde, que três integrantes...
PUBLICIDADE