Empreiteiras e construtores civis de Sinop estão sendo convocados pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria, Construção Civil e Mobiliário (SITICOM), para participar de uma reunião amanhã, às 19 horas. O presidente interino do sindicato, Eder Cordeiro Pessini, disse, ao Só Notícias, que nos próximos dias o Ministério do Trabalho deve iniciar uma vistoria nas construções civis na cidade para constatar se estão irregulares com as questões trabalhistas e as normas de segurança.
“Vamos realizar uma palestra orientativa sobre os itens que serão fiscalizados e as possibilidades de regularização, antes de fiscalizar”, disse. Ele ressaltou que um levantamento feito em algumas construções nos bairros Jardim Botânico, Paraíso, Jacarandás, Celeste, Nossa Senhora Aparecida, Nações, Maringá, Florença, Itaúba, e parte do centro da cidade, apontou que 90% dos trabalhadores não possuem registro na carteira de trabalho e 95% não utilizam equipamentos de segurança.
Pessine também destacou que algumas empreiteiras ainda trabalham na informalmente e alertou os proprietários de construções, que contratam construtores informais, que devem ter contratos para a execução da obra. Durante as vistorias os responsáveis que não estiverem de acordo com as exigências serão notificados e, caso não de regularizem, podem ser autuados.
O sindicato também está distribuindo panfletos nas construções, alertando a categoria para participar da reunião, que será realizada no auditório da CDL.