O governo estadual está desenvolvendo o Sistema de Gestão Penitenciária (Sigepen), ferramenta que interligará todas as unidades penitenciárias, tendo como ponto inicial de dados a entrada do recuperando. A partir daí, toda informação da custódia, identificada também via biometria, será incluída no seu histórico, até sua saída do Sistema Penitenciário (Sispen). O sistema foi debatido em reunião na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), órgão responsável pelo projeto.
“Tais indicadores são essenciais para o planejamento e tomada de decisão do nível estratégico. Conhecer, utilizar as ferramentas informatizadas de gestão faz parte do processo de planejamento, seja para os instrumentos legais, para produção de conhecimento e para o Observatório de Gestão, a ser implantado no Estado”, explica a secretária adjunta de Administração Sistêmica, Gisele Gugel.
O planejamento e a execução do sistema ficaram a cargo da Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CTI). O coordenador da CTI, Geancarlos Nascimento, explica que demandas recebidas pela Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica (SAAS) levaram as duas unidades a apresentar o Plano de Projeto do Sigepen.
Segundo o gerente da equipe de desenvolvimento do sistema, Jardel Ribeiro, o sistema está em desenvolvimento há aproximadamente seis meses. “Estamos projetando um modelo em ferramentas livres; o próximo passo é a aquisição de software e hardware para iniciar o desenvolvimento do projeto”.