PUBLICIDADE

Sistema garante segurança na distribuição de processos no TJ

PUBLICIDADE

A partir de agora, todos os procedimentos referentes à distribuição de processos no Tribunal de Justiça de Mato Grosso serão monitorados por um sistema. Serão realizadas atividades de revisão e reforço nos procedimentos de segurança na distribuição dos processos, tornando possível detectar, em tempo real, quaisquer eventuais irregularidades na realização da tarefa.

O novo sistema, desenvolvido a partir de uma parceria firmada entre a Coordenadoria de Informática e a Coordenadoria Judiciária, consiste em realizar auditoria e monitoramento de condições e ocorrências críticas que possam comprometer a distribuição dos processos. Esta, será feita por meio de sorteio eletrônico e quando há impedimento de algum magistrado em relação às partes ou a processos julgados anteriormente por ele em primeira instância, seu nome é retirado da lista de sorteio.

Dessa forma, entre as questões que podem ser alvo de auditagem pelo sistema on line estão a aleatoriedade e o equilíbrio de carga entre os magistrados na distribuição dos processos. Caso o novo sistema detecte algum tipo de irregularidade nos procedimentos de distribuição, o mesmo enviará, automaticamente, um e-mail com notificação da ocorrência aos responsáveis pelo departamento.

Dentre os muitos benefícios que a medida proporciona, sobressai-se a transparência na distribuição de processos protocolados junto ao tribunal, já que, além do monitoramento diário pelas Coordenadorias de Informática e Judiciária, as atividades realizadas poderão ser acompanhadas, em tempo real, também pela presidência, Diretoria Geral e outros departamentos, que poderão solicitar autorização para o acesso.

De acordo com a coordenadora de Informática do TJMT, Renata Guimarães Bueno Pereira, o sistema de auditoria eletrônica foi desenvolvido para promover, além da revisão nos procedimentos, a modernização e atualização do processo de distribuição.

A coordenadora Judiciária, Milca Fernandes, explicou que atualmente trabalham, junto ao Departamento Judiciário Auxiliar, trinta e duas pessoas que recebem os recursos impetrados pelos advogados das partes, fazem a classificação e a distribuição dos processos no âmbito do TJMT. Os classificadores, por sua vez, têm a função de nominar os tipos de recursos (agravo de instrumento, recurso em sentido estrito, de apelação criminal ou cível, etc).

Há algumas prioridades a serem observadas pelos profissionais que atuam na classificação como, por exemplo, se uma das partes é pessoa idosa ou criança/adolescente, se o recurso é um habeas corpus, ou se há pedido de liminar considerados urgentes, entre outros. Em seguida os processos recebem capa, numeração e paginação. Só então é realizada a distribuição para o relator que fará a análise e proferirá o voto a ser julgado em sessão da respectiva Câmara.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senac abre vagas de trabalho para instrutores em Nova Mutum

Logo após anunciar a instalação de um Centro de...

Prefeitura de Nova Mutum leiloa bens e veículos

A Prefeitura de Nova Mutum irá realizar um grande...

Caminhonete atinge cavalo mecânico, pegam fogo e ficam destruídos em Sinop

Uma caminhonete e um cavalo mecânico (marca e modelos...
PUBLICIDADE