Os sinopenses que buscam uma nova colocação no mercado de trabalho ou ainda iniciar o processo de seguro-desemprego estão tendo dificuldades para serem atendidos na sede do Sistema Nacional de Emprego (SINE), no centro. De acordo com o servidor Cristiano Ferreira, desde sexta-feira (28) o sistema eletrônico está indisponível. “Fomos informados pelo Centro de Processamento de Dados, em Cuiabá, que o problema ocorre em todo o Estado”, afirmou, ao Só Notícias.
A situação, segundo Ferreira, impossibilita o encaminhamento às vagas de emprego e ainda dificulta as “entradas” nos processos de seguro-desemprego. “A gente depende deste sistema para fazer os cadastros e visualizar as vagas. Infelizmente, nestes dois dias, não conseguimos atender. No caso dos seguros, agilizamos o recebimento da documentação. Desde sexta, pegamos uma base de 50 seguros, que serão digitalizados posteriormente”, informou.
Cristiano destacou que a única saída para os trabalhadores é "ter paciência", uma vez que não há previsão de retorno. “Há uma insatisfação, mas, infelizmente, estamos de pés e mãos atados. Não temos informação se foi problema na empresa de internet ou no próprio Ministério do Trabalho. Pode voltar a qualquer momento, mas não há nada exato. É aguardar, pois acredito que o sistema deve ser reestabelecido esta semana”.
Cerca de 80 pessoas deixaram de ser encaminhadas às vagas desde sexta-feira. Outras 40 procuraram a unidade para iniciar o seguro-desemprego. Em julho, o Sine encaminhou 1,4 mil trabalhadores para entrevistas de emprego, dois quais 490 conseguiram colocações no mercado de trabalho. No mesmo mês, 3,4 mil pessoas foram atendidas na unidade.