As questões ambientais têm despertado grandes preocupações na sociedade, principalmente as ligadas à água. A preservação dos recursos hídricos e o seu uso racional têm sido amplamente debatido. A Secretaria Municipal de Saúde, preocupada com a qualidade da água dos rios que abastecem Sorriso, na próxima quinta-feira, ás 15 horas, irá se reunir com os donos de caminhões limpa’fossa, para falar sobre o sistema de tratamento de esgoto.
A partir de agora, todos os caminhões deverão ter seu local de tratamento para descarregar os resíduos. Segundo o coordenador de vigilância sanitária do município, Marcelo Antonio de Oliveira, através dessa normativa a secretaria pretende evitar problemas de saúde pública. “Os caminhões limpa-fossa descarregam sua carga próximo aos rios. Com as chuvas, todo lixo vai para o leito do rio, poluindo a água, matando os peixes e até mesmo, atingindo o lençol freático e levando doenças para a população que consome aquela água”, explica.
A Secretaria fará a fiscalização, e os caminhões que não tiverem um sistema de tratamento de esgoto para descarregar, serão tirados de circulação. “Enquanto não se adaptarem a esta norma, os caminhões deverão ficar recolhidos no pátio das empresas ou serão penalizados pela prefeitura”, alerta Marcelo.