100% dos bezerros com até um ano de idade foram vacinados durante a primeira etapa da campanha contra a aftosa, que encerrou no último dia 10, em todo Estado. A meta do órgão era que cerca de 14.200 animais fossem imunizados. O balanço é do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).
Equipes visitaram fazendas da cidade e vacinaram os animais em que a aplicação ainda não havia sido feita. Alguns pecuaristas foram notificados e receberam autos de infração por não cumprirem o processo.
“O índice é positivo e melhorou, porque é uma conscientização maior do produtor. O problema da aftosa no Mato Grosso do Sul deixou conscientizou o pecuarista. Mesmo as chuvas reduzindo o ritmo houve a vacinação, pois a etapa foi prorrogada”, declarou o chefe da unidade local, Vitor Dinarti.
Nos próximos dias, o Indea – Instituto de Defesa Agropecuária do Estado deverá divulgar o resultado da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa deste ano. A previsão era imunizar 5,5 milhões de cabeças de animais de até 12 meses.