Agricultores, profissionais de assistência técnica e extensão rural e estudantes de ciências agrárias participarão, entre os dias 8 a 12 de dezembro, do primeiro seminário de agroecologia e desenvolvimento rural sustentável do Norte do Estado, promovido pela UFMT -Universidade Federal de Mato Grosso – .
O evento é uma proposta elaborada pelo curso de agronomia juntamente com o Ibama de Sinop, e tem como objetivo a contribuição para a mudança do quadro regional de baixa capacitação técnica em sistemas produtivos alternativos ao desmatamento e às queimadas.
Conceitos e princípios da agroecologia, indicadores de sustentabilidade nos agronegócios, uso e manejo agroecológico dos solos, serão alguns dos temas debatidos. Entre a relação de professores que irão ministrar as palestras estão Antônio Carlos Machado da Rosa, da Universidade Federal de Santa Catarina, além de professores de Sinop, Lucas do Rio Verde e Guarantã do Norte.
As inscrições podem ser feitas até o dia 28. A taxa varia entre R$30 e R$100, divididos entre taxas para estudantes, com ou sem alojamento e, profissionais, com ou sem alojamento. O seminário será minsitrado na chácara Shallon.