A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Sinop foi contemplada com R$ 815,1 mil da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a implantação do Complexo Laboratorial da Amazônia Mato-grossense. Segundo o professor e coordenador da proposta, Júlio Cezar de Oliveira, a criação do complexo responde a uma demanda histórica de qualificação da infraestrutura. “A ideia é que possamos construir um espaço adequado e equipado para melhorar os resultados das pesquisas em andamento e abrir novas frentes de investigação. Muitas vezes desenvolvemos projetos promissores, mas enfrentamos lacunas pela falta de recursos e equipamentos especializados. O CoLab vem justamente para preencher essa necessidade”.
O projeto nasceu de uma articulação coletiva entre pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ciências em Saúde do Instituto de Ciências da Saúde. Desde a criação do programa, em 2017, um dos objetivos estratégicos tem sido a formação de recursos humanos qualificados e a expansão para o nível de doutorado. A nova estrutura será voltado ao desenvolvimento de pesquisas clínicas, pré-clínicas e básicas, promovendo avanços na investigação em saúde e ampliando as possibilidades de colaborações interinstitucionais.
“A proposta surgiu a partir de uma visão conjunta do nosso grupo, alinhada ao planejamento estratégico do programa e ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMT. Tivemos a felicidade de sermos contemplados neste edital e isso representa um ponto de partida. A partir desse primeiro passo, seguimos atentos a novas oportunidades para fortalecer ainda mais nossa infraestrutura e consolidar o CoLab como referência em pesquisas na Amazônia”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.