Pouco mais de 1.100 ocorrências foram registradas pelo Corpo de Bombeiros de Sinop, entre janeiro a setembro deste ano. Mais de metade corresponde aos atendimentos pré-hospitalares segundo levantamento da corporação que aponta um dado alarmante: mesmo com trabalhos educativos visando tornar o trânsito sinopense menos violento, os acidentes continuam no ranking de atendimentos.
Em nove meses, foram 482 acidentes envolvendo motociclistas, sendo junho o mês mais crítico, com 81 casos. Setembro aparece em segundo, com 71 acidentes. Houve 132 atropelamentos – entre pessoas e ciclístas – e, 112 acidentes automobilísticos, neste, maio foi o mês com maior índice, sendo 60 casos.
No mês passado, foi realizada a semana do trânsito em todo o país. Em Sinop, o tema desenvolvido foi educação para o trânsito, sendo que em vários pontos da cidade foram colocados veículos totalmente destruídos que estavam envolvidos em acidentes e também faixas de conscientização.
Nos casos pré-hospitalares estão registrados ainda 95 pessoas com ferimentos diversos, 19 por arma branca e 14 por arma de fogo. Há ainda casos de partos emergenciais, envenenamento, queimaduras, apoio, mal súbito, queda de nível, choque elétrico e outros.