Sinop se destacou no número de processos trabalhistas encaminhados ano passado. A Justiça do Trabalho no município recebeu o maior volume de ações do Estado. De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), foram ajuizadas 2.346. Em contrapartida, o número de causas solucionadas chegou a 2.636, somando as 884 pendentes de 2005. Apenas 538 ficaram com pendências e aguardam audiência e acordo entre as partes.
Mas, mesmo mantendo a liderança no número de processos, mostra que teve uma redução em comparação com 2005, quando 2.678 ações deram entrada na vara, colocando o município entre os 50 com maior número de encaminhamentos no ano. Sinop ficou com a 23ª colocação. As primeiras posições ficaram com grandes centros industriais, como São Paulo, Campinas, São Bernado dos Campos e Volta Redonda.
Estes números revelam a necessidade da instalação de mais uma vara em Sinop, que hoje possui a quarta maior população do Estado, com mais de 100 mil habitantes, a exemplo de outros municípios como Cuiabá, que possui nove varas, e Rondonópolis, com duas. Em todo o Estado são 26.
Mas, de acordo com o juiz William Corrêa Ribeiro, a aprovação depende de lei federal, o que pode ser difícil já que Sinop não terá representante no congresso nos próximos quatro anos. Também pertecem a jurisdição de Sinop os processos de Cláudia, Santa Carmem e União do Sul. A vara possui três juízes.