Motociclistas que ainda não estão em dia com a resolução 203, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina o uso de capacetes com selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), e faixas refletivas nas laterais e traseira, devem se apressar para não serem penalizados. Encerra hoje, o prazo estipulado pela Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STU) para a regularização.
Estimativa da STU aponta que, aproximadamente, 5 mil ainda estejam irregulares, representando cerca de 20% do total de motociclistas que circulam na maior cidade do Nortão.
Embora a determinação tenha entrado em vigor desde o dia 1º, em todo país, no município as multas ainda não estão sendo aplicadas para quem estiver andando sem os requisitos nos capacete. Mesmo assim, Guardas de Trânsito realizaram blitze orientativas ao longo da semana. Já quem pilotava com a viseira aberta, com película que não transparente, e a fivela do capacete aberta, foi penalizado.
A notícia que multas seriam aplicadas fez o sinopense correr contra o tempo e provocou um movimento intenso nas empresas do segmento.