PUBLICIDADE

Sinop terá consultoria para definir empresa que capacitará Guarda Municipal para uso de armas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo)

A prefeitura de Sinop definirá pregão eletrônico, dia 4 do próximo mês, voltado a selecionar empresa de consultoria e assessoria que deverá gerenciar, acompanhar e contratar instituição de ensino e/ou profissionais qualificados na realização de curso completo para formação em segurança pública. O processo atenderá a 50 servidores que hoje integram a Guarda Civil Municipal (GCM), conforme estabelecido pelo Ministério da Justiça, visando liberá-los quanto ao porte e uso de armamentos.

A etapa inicial consistirá no levantamento e organização de toda a documentação exigida pela Polícia Federal (PF), que irá deferir o termo de cooperação técnica para o início das atividades e fará o primeiro pagamento à empresa contratada, no valor correspondente a 10% do total. Com a aprovação dos participantes, será autorizada a emissão da carteira de identidade funcional para a utilização de armas de fogo.

Entre os módulos de capacitação, serão abrangidos o papel das guardas municipais e a gestão integrada da segurança pública ao nível municipal, apropriação do espaço público, estrutura e conjuntura para a prática da cidadania, comunicação e gerenciamento da informação. Os guardas ainda serão submetidos a exames de cunho psicológico e os laudos serão entregues na Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.

“Atualmente a SST é responsável pela parte de trânsito da cidade, entretanto, após a devida qualificação, seguindo a tendência nacional, também atuará na segurança”, “em conjunto com as demais Instituições do município, com ações integradas de combate à criminalidade”, conforme avaliado pela gestão, no documento oficial.

O investimento estipulado no contrato com a empresa é de R$ 599 mil.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entidades se reúnem para discutir podas drásticas em Sinop

A Associação Floresta Urbana e a Comissão Cobertura Verde...

Homem morre após colidir com poste em rodovia de Lucas do Rio Verde

Um motociclista morreu após colidir com um poste na...

Ministério Público denuncia ex que matou operadora de caixa em Sorriso

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso denunciou...
PUBLICIDADE