A prefeitura de Sinop definirá pregão eletrônico, dia 4 do próximo mês, voltado a selecionar empresa de consultoria e assessoria que deverá gerenciar, acompanhar e contratar instituição de ensino e/ou profissionais qualificados na realização de curso completo para formação em segurança pública. O processo atenderá a 50 servidores que hoje integram a Guarda Civil Municipal (GCM), conforme estabelecido pelo Ministério da Justiça, visando liberá-los quanto ao porte e uso de armamentos.
A etapa inicial consistirá no levantamento e organização de toda a documentação exigida pela Polícia Federal (PF), que irá deferir o termo de cooperação técnica para o início das atividades e fará o primeiro pagamento à empresa contratada, no valor correspondente a 10% do total. Com a aprovação dos participantes, será autorizada a emissão da carteira de identidade funcional para a utilização de armas de fogo.
Entre os módulos de capacitação, serão abrangidos o papel das guardas municipais e a gestão integrada da segurança pública ao nível municipal, apropriação do espaço público, estrutura e conjuntura para a prática da cidadania, comunicação e gerenciamento da informação. Os guardas ainda serão submetidos a exames de cunho psicológico e os laudos serão entregues na Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.
“Atualmente a SST é responsável pela parte de trânsito da cidade, entretanto, após a devida qualificação, seguindo a tendência nacional, também atuará na segurança”, “em conjunto com as demais Instituições do município, com ações integradas de combate à criminalidade”, conforme avaliado pela gestão, no documento oficial.
O investimento estipulado no contrato com a empresa é de R$ 599 mil.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.