Sinop será uma das bases de combate à incêndios florestais, no período de proibição de queimadas em Mato Grosso, que começou ontem e vai até 15 de setembro. O Comitê Estadual de Gestão do Fogo instalará bases em Sinop e em São Félix do Araguaia, ambas escolhidas por serem regiões onde mais foram detectadas queimadas em 2007.
O coordenador do Comitê Estadual de Gerenciamento do Fogo, major bombeiro Hector Péricles de Castro, informou, ao Só Notícias, que, “há 90 % de possibilidade de Sinop receber um helicóptero e três aviões de combate a incêndio”, declarou. A previsão da chegada das aeronaves é para o início de agosto.
Os aviões têm capacidade para levar 1,5 mil litros de água para eliminar focos de incêndio e ficarão de prontidão no aeroporto de Sinop. Segundo o major, “os recursos do governo do Estado para implantação das bases estão confirmados e o governador está buscando apoio financeiro para essa ação junto ao governo federal”.
Um efetivo de 100 homens do corpo de bombeiros ficará à disposição do comitê, em Cuiabá, e, de acordo com Hector, “será deslocado para incêndios florestais conforme a demanda. Planejamos ações para atender todo o estado”, informou. Outra novidade no combate às queimadas, será o uso do pó-químico, testado recentemente pelos bombeiros, que evita que incêndios florestais tomem grandes proporções .