sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop tem nova mortandade de peixes no Teles Pires

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: reprodução)

Centenas de peixes, de várias espécies, morreram no final de semana, no rio Teles Pires, em Sinop. Houve diversos relatos de pescadores que registraram grande quantidade de Piau, Matrinchã, Pacu, Curimba, Cachara, Tucunaré e outras espécies, boiando, mortos, nas proximidades do reservatório da usina.

Pescadores que foram pescar sábado e hoje registraram imagens de muitos peixes mortos, de variados tamanho e peso, mortos às margens do rio.  “É impressionante e muito triste”. “É preciso tomar providências”, descreveu um pescador, em vídeo.  Ainda não é possível constatar quantas toneladas morreram.

Em nota, a Companhia Energética Sinop, concessionária da UHE Sinop, informa que, “em decorrência do período da seca, o reservatório teve redução do nível de água chegando próximo ao limite, sendo necessária a parada das unidades geradoras. Diante disso, foram observados espécies de peixes boiando ao longo do barramento da usina. Imediatamente, a companhia destinou equipes embarcadas para realizar a coleta das carcaças e sua correta destinação’.

“Essa alteração pode mudar momentaneamente o ambiente aquático próximo ao reservatório e pontualmente gerar impacto aos peixes. Vale ressaltar, porém, que esse tipo de manobra faz parte da operação de uma usina hidrelétrica e está prevista no licenciamento ambiental. As condições do local estão sendo observadas para avaliação das hipóteses do evento ocorrido, considerando os diversos aspectos envolvidos, para que se possa aplicar as ações cabíveis o mais rapidamente possível. A Companhia Energética Sinop reforça que cumpre a legislação e o licenciamento ambiental e preza pelo compromisso com o meio ambiente e com a geração de energia limpa e renovável”, expõe a empresa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE