A primeira grande queimada urbana no período de estiagem e baixa umidade relativa do ar em Sinop ocorreu na manhã deste sábado, em uma área ao lado do Jardim Paraíso 2, a partir da avenida Vitória Régia, em direção a uma floresta. Mais de 10 hectares de vegetação foram destruídos, conforme estimativa do Corpo de Bombeiros. O vento expandiu rapidamente as chamas, que avançava sobre o capim seco. Aceiros foram improvisados e necessárias duas máquinas para evitar que o fogo atingisse uma parte onde passa a rede de alta tensão.
Os bombeiros não conseguiram chegar até o meio da vegetação, onde estava concentrado o foco principal de calor, mas acabaram debelando chamas nas laterais, para evitar que lotes baldios próximos fossem afetados. As causas que levaram ao incêndio ainda são desconhecidas.
O comandante da corporação, tenente-coronel Júlio Cézar Rodrigues, explica que neste período são frequentes ocorrências deste gênero. Mas, segundo ele, as prioridades são incêndios que ameaçam residências.
O período de proibição das queimadas, conforme Só Notícias já informou, começou na terça-feira e vai até 15 de setembro. A lei prevê multas para donos de áreas onde forem constatadas intencionais.
Para queimadas urbanas, estão proibidas durante todo o ano.
(Atualizada às 8h de 20/07)