segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: startups que ajudam crianças e outra que auxilia produtores a reduzir perdas são premiadas

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo)

Duas startup selecionadas em Sinop, formadas por professores e acadêmicos da Unemat, receberam o prêmio destaque no Programa de Aceleração realizado pelo Sebrae. O programa de aceleração chamado Start&Up ocorreu entre e fevereiro e junho foram selecionadas 30 iniciativas de empreendedores da região Nortepara que fossem aceleradas através de diversas oficinas de capacitação ministradas por profissionais reconhecidos nacionalmente em diversas áreas de inovação. Como premiação, as startups destaque receberão mentorias e aproximação com investidores e aceleradoras importantes do país, que devem iniciar ainda este mês. Dez chegaram à grande final do programa e três  receberam o prêmio destaque: Keedz, NanoFito e UpCampo. Entre as finalistas, duas nasceram na Universidade Estadual de Mato Grosso –  a startup Keedz e a startup Mipstrap.

A Keedz é uma plataforma de atividades lúdicas, que utiliza Inteligência Artificial para auxiliar psicólogos na detecção de sinais de abuso infantil. A ideia é que as crianças interajam com o sistema através de desenhos e de histórias lúdicas, e estas interações deverão gerar um conjunto de dados que serão importantes na tomada de decisão do profissional.

A Mipstrap tem como proposta ajudar os produtores a reduzir as perdas com as pragas através do monitoramento rápido da evolução das infestações nas lavouras. A execução se dará atacando as pragas ainda jovens, substituindo o processo manual pela utilização de armadilhas autônomas. Assim, os produtores serão alertados rapidamente, com a devida identificação das pragas.

Ambas equipes são formadas por acadêmicos e professores da Unemat. A startup Keedz pelos acadêmicos Eduardo Mathias (Engenharia Elétrica), Milena Almeida (Sistemas de Informação), Sergiana Alves (Ciências Contábeis), além dos professores Mauro Junior (Sistemas de Informação) e Angélica Dorneles (Pedagogia). Também contam com a arquiteta Mara Luisa e o desenvolvedor de software Daniel Malagurti.

A startup Mipstrap é formada pelos professores Tales Bogoni, Benevid Felix, Michele Rosa, Marcelo Holzschuh, além do acadêmico Nicky Jhames Souza, todos de Sistemas de Informação de Sinop, além do professor Everton Brum do câmpus de Alta Floresta.

Segundo o professor Mauro Junior, programas como este interagindo com soluções da Universidade ajudam a fomentar o ecossistema de inovação. “Nós, como Universidade, precisamos ajudar de forma prática a resolver os problemas latentes da sociedade. Precisamos pensar em soluções que vão além de modelos tradicionais atuais, e as startups fazem esse papel. Esse reconhecimento como destaque do programa é muito importante para nós,” analisou, através da assessoria.

O professor Tales Bogoni avaliou que a experiência foi muito importante para o projeto “pois os conteúdos estão ajudando muito a modelar a startup e apresentar melhores resultados para os demais programas de captação de recursos em editais que estamos participando” afirma o professor Tales.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE