Foi divulgado pelo ministério da Cultura a aferição do percentual de execução dos recursos da política nacional Aldir Blanc de fomento à cultura pelos municípios até o momento. Os municípios de Mato Grosso receberam R$ 26,2 milhões e já aplicaram em projetos culturais R$ 23,6 milhões, em 2023 e 2024.
Com base nos saldos das contas dos entes federativos, a aferição indicou que 122 municípios de Mato Grosso estão habilitados a receber os recursos do segundo ciclo da política, previsto para serem liberados neste ano, garantindo a continuidade do investimento.
Só Notícias apurou que, desse total, 31 municípios ultrapassaram o percentual de 90% de execução financeira, incluindo Sinop, Alta Floresta e Guarantã do Norte. Outros 91 ultrapassaram o percentual de 60% de execução financeira, incluindo Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso. Estes últimos foram considerados habilitados para receber o recurso do segundo ciclo com base nas exceções previstas na em portaria do ministério – como casos de devolução voluntária de recursos, reversão de saldo para o Estado ou não adesão ao primeiro ciclo.
Para as cidades que não foram habilitados na aferição, o ministério estabeleceu prazo até 18 de julho para apresentação de recurso.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.