PUBLICIDADE

Sinop: Sintep e prefeitura têm dez dias para alegações finais no processo sobre greve

PUBLICIDADE

O desembargador do Tribunal de Justiça, Guiomar Teodoro Borges, deu um prazo de dez dias para que prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep) de Sinop apresentem suas alegações finais sobre a greve dos profissionais da educação deflagrada em julho. A ação julga, entre outras coisas, a legalidade do movimento paredista.

O despacho tem data do dia 28 do mês passado e o prazo começa a correr a partir do dia em que as partes forem notificadas. O diretor regional do Sintep, Valdeir Pereira, disse, ao Só Notícias, que a defesa da entidade já está preparada para ser enviada ao tribunal.

“Basicamente vamos anexar aos autos do processo o ofício que foi encaminhado anteriormente pela prefeitura alegando que havia pago os dias parados, sendo que isto não havia acontecido. Também vamos mostrar como a prefeitura tem usado a punição para aqueles que ficaram em greve e ameaça, inclusive, deixar os trabalhadores sem férias”.

Outro lado – a procuradora jurídica da prefeitura foi procurada para comentar o assunto, no entanto, não atendeu ou retornou as ligações.

Conforme Só Notícias já informou, a Procuradoria-Geral emitiu parecer apontando que a greve, que durou mais de 40 dias, foi legal. A análise do órgão foi enviada ao desembargador Guiomar Borges e anexada ao processo, mas ainda não tem data para ser julgada pelo pleno do Tribunal de Justiça. A primeira decisão do desembargador foi proferida no final de agosto, na qual ele deu prazo de 72 horas para os servidores voltassem as atividades.

Em seu parecer, a procuradoria também entendeu pela legalidade dos “descontos em razão dos dias não trabalhados pela adesão à greve, ressalvada a possibilidade de acordo para compensação dos dias de paralisação”.

Os profissionais cobraram, durante a greve, a equiparação salarial com os estaduais (de R$ 1,6 mil para R$ 1,7 mil) e redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senac abre vagas de trabalho para instrutores em Nova Mutum

Logo após anunciar a instalação de um Centro de...

Prefeitura de Nova Mutum leiloa bens e veículos

A Prefeitura de Nova Mutum irá realizar um grande...

Caminhonete atinge cavalo mecânico, pegam fogo e ficam destruídos em Sinop

Uma caminhonete e um cavalo mecânico (marca e modelos...
PUBLICIDADE