Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) paralisaram, hoje, as atividades em protesto contra as péssimas condições de trabalho. Em Sinop, são 16 profissionais atuando na Ciretran e Agência Vip. A unidade atende diariamente cerca de 300 pessoas.
De acordo com o diretor do Ciretran de Sinop, Mauro Rodrigues de Lima, a unidade não está “sucateada”, mas é necessário a manutenção constante de ar condicionado, lâmpadas, entre outros. “Procuramos manter pelo menos o mínimo para o funcionamento. A Ciretran já tem praticamente 22 anos e tem coisas que precisam ser mudadas, por exemplo, a falta de estacionamento”, disse, ao Só Notícias.
O Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran-MT) visitou, na semana passada, algumas Ciretrans, entre elas, a de Tangará da Serra e Rondonópolis. Segundo a presidente da entidade, Veneranda Acosta, em Tangará, “a mesa é escorada com tijolo, quando os computadores estragam são as próprias servidoras que arrumam. Em algumas unidades, o ar condicionado não funciona e os profissionais bebem água da torneira”, disse, por meio de assessoria.
Conforme o sindicato, o órgão arrecada cerca de R$ 1,2 milhão por dia e está entre as taxas mais altas de serviços do país, mas não investe na própria infraestrutura.
A paralisação começou, esta manhã, e os servidores foram até a sede da Assembleia Legislativa para pedir providências aos deputados. Às 13h, os profissionais devem seguir para as guaritas do Detran, em Cuiabá.