O primeiro encontro mato-grossense dos conselhos municipais dos direitos da mulher, acontecerá próximo dia 31, no Tatersal. O evento irá abranger a implantação da rede de enfrentamento à violência da mulher. Um dos objetivos em realizar o evento no município é fortalecer o Norte do estado dando destaque para a região. Ele encerrará a programação do agosto lilás, que reuniu várias ações e projetos em defesa da mulher.
A secretária de Assistência Social Scheila Pedroso, detalhou ao Só Notícias, sobre a expansão de conselhos de enfrentamento no estado. “Hoje temos só uma secretaria em Cuiabá e estamos implantando coordenadorias em vários municípios. Em Sinop nós implantamos este ano a coordenação da mulher, com objetivo de fortalecer os serviços ofertados no município, enquanto o estado busca desenvolver a criação dos conselhos. O fundo municipal proporciona a arrecadação de recursos para desenvolver ações”, explicou
Por ter toda a estruturação necessária, o município foi escolhido para sediar o encontro como modelo para orientação da formação da rede de enfrentamento. “Hoje temos uma estrutura composta por vários setores da sociedade, praticamente toda a sociedade se transforma em uma rede, delegacia, bombeiros assistência social, comércio e judiciário”, finalizou Scheila.
A previsão é de que até 600 pessoas entre representantes das 141 cidades e público de Sinop participem da programação. A nível de Estado, a APDM tem acompanhado as inscrições através de um site e, até o momento, já foram realizadas mais de 100 inscrições.